quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Criando estampas

Tudo começa com papel e lápis, rabiscar e fazer esboços sem dúvida nenhuma é o passo principal para amadurecer uma idéia. Nesta sequência mostramos para vocês como foi o início do desenvolvimento de uma estampa hbf.
A idéia inicial era fazer uma arte com textos manuscritos (escritos a mão), com alguma alusão ao amor, relacionamentos, afeto. Mas que não fosse algo muito certinho e conservador, dai a proposta de colocar um soco inglês e algemas para dar um sentido duplo a frase. O texto escolhido para a estampa foi “Sometimes Love Can Hurt You For Real” algo referente a idéia de que as vezes o amor pode realmente de machucar. Dai a combinação com os objetos.
Muito bem, nesta primeira foto remos o esboço inicial, ainda sem muita definição, apenas para ver como a arte ficaria.
No segundo passo a direita j atemos a arte desenhada a mão. Afinal não teria o mesmo efeito se fosse feito com letras prontas no computador.


Depois de terminada a arte a mão, o próximo passo é digitalizar a arte para receber o tratamento final no computador. Para isso um bom Scanner é necessário para capturar a imagem em alta resolução.


O próximo passo é no computador. Utilizando softwares gráficos como o Photoshop a arte é ajustada para o tamanho final. Além disso é feita correção de cores, tratamento da imagem e possíveis outros ajustes e testes de cor.


Estando a arte 100% pronta ela é enviada para a produção do fotolito. Para esta estampa em especial optamos em fazer utilizando 3 cores. A arte principal em preto (inicialmente), alguns detalhes de sombra e a terceira cor com pequenos detalhes em branco.
O fotolito é similar a uma transparência, onde a imagem da estampa é registrada. Este fotolito servirá para que a imagem seja transportada, digamos assim, para a tela de silk-screen. Na imagem abaixo temos os fotoliltos das 3 cores.
 
 

Depois do fotolito, vem a produção das telas de silk-screen. Elas são a base, que possibilitará a passagem da tinta para o tecido exatamente como a imagem foi gravada. COmo escolhemos 3 cores para compor a arte, foram produzidas 3 telas.


Abaixo temos algumas amostras de cores ja aplicadas no tecido escolhido para a camiseta. Além da escolha das cores, também podemos optar por diferentes tintas, com brilho, relevo, texturas. Para esta peça optamos por uma tinta de toque bem leve.


Depois de escolhida a melhor opção de cor, a camiseta ainda sem costura, ou seja, só o corte, é enviada para a produção. E só depois da arte ja impressa sobre o tecido é que costura-se e monta a camiseta.
Na imagem abaixo temos uma representação de como ficará a camiseta. E aguardem pois para as próximas semanas esta camiseta estará em todas as lojas hbf – handbook fashion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário